Vitamina C

Primeiramente vamos entender o conceito básico da vitamina C:

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
Certo vendo isso poderíamos começar a imaginar o porque usar essa vitamina em um reef? oque você imaginaria?

bom aqui vão algumas hipóteses do porque usar:

Vitamina C é um antioxidante poderoso, portanto ajudaria a eliminar radicais livres do sistema, peixes, e corais se beneficiariam com isso.
Vitamina C atuaria fortalecendo sistema imune de corais e peixes.
Vitamina C atua em crescimento de corais.
Vitamina C atua como fonte de carbono, atuando de forma parecida a Vodka, usada como fonte de carbono por bactérias desnitrificantes, baixando nitrato.
Vitamina C pode ser usada para ajudar na recuperação de corais cortados (cicatrização de mudas)
Vitamina C pode ajudar contra infecções em corais devido a fungos.

Bom até aqui, são apenas hipóteses do porque tentar adicionar isso em um reef, porém vamos agora analisar alguns impecílios que comprometem um pouco a adição disso ao meu ver:

A vitamina C atuaria de forma maravilhosa aumentando sistema imune de corais, peixes, crescimento de corais, propagação etc… porém temos que tentar imaginar será que a molécula da vitamina C chegaria de forma intacta ao metabolismo de corais e peixes, sendo assimilada como tal? pois é, essa parte da pesquisa separa opiniões como uma incognita, porém ja foi provado que a vitamina C faz parte vital do metabolismo de peixes e corais, há inclusive pesquisadores que estão tentando provar que corais produzem naturalmente a vitamina C em sua cadeia metabólica…

Bom, ja sabemos os benefícios da adição dessa vitamina em reefs, porém não sabemos os resultados e nem se funcionaria de verdade, isso ainda está nas mãos de pesquisadores, porém nesse hobby maravilhoso sempre existem os meio malucos (me incluo nessa admito) que testam as novidades que pesquisam em seus próprios aquarios… Por isso mostro aqui duas fotos de um aquario de um gringo…

Na primeira foto é um antes da adição de vitamina C:

A segunda foto seria o depois da adição de vitamina C:

Bom hehe como vemos, aconteceu um boom de cores e um boom de crescimento em apenas 1 semana de uso! isso mesmo o intervalo de tempo entre as duas fotos foi de 1 semana!
Bom, está dada a notícia e a novidade hehe, agora vamos falar de por a mão na massa, se é que alguém se arrisca né…

A forma mais barata e mais facilmente encontrada de vitamina C seria o Ácido ascorbico, facilmente encontrado em qualquer drogaria, porém, como tudo no aquarismo é mais complicado que em tudo na vida rsrsrsrsrs, a vitamina c em forma de ácido ascorbico não seria a melhor opção para suplementação no reef, isso porque a vitamina C em forma de ácido ascorbico teria um poder perigoso de desestabilizar o PH de um reef.

Por isso o produto que estão usando é a vitamina C em forma de ascorbato de sódio, que nada mais é do que a própria vitamina C porém tamponada, em PH neutro, ou seja não irá atrapalhar o PH do reef.

Tendo isso em mente, vamos a posologia da coisa pelo que venho pesquisado:
Para quem visa apenas crescimento dos corais, propagação, e cor (teoricamente), deve usar 5 ppm duas vezes por dia.

Ja se estiver com problemas no aquario, peixes doentes, corais com doenças, a dose passaria a 30 ppm duas vezes por dia.
Bom se você adquiriu a vitamina C em forma de Ascorbato de sódio, terá que olhar bem no rótulo e descobrir a dosagem ideal para seu reef, aqui estou levando em consideração que em seu rótulo estará escrito isso:

Dose: 1 / 4 colher de chá (1,25 g) 
Vitamina C (ascorbato de sódio USP-FCC *) 1112 mg
Sódio (como o ascorbato de sódio USP-FCC *) 137 mg
Bom sendo assim basta seguir o calculo matamático simples:

1 / 4 colher de chá = 1112 mg. 
Para cada 100 litros: 
5 ppm —– 1892 mg
10 ppm —- 3785 mg
15 ppm —- 5677 mg
20 ppm —- 7570 mg 
25 ppm —- 9462 mg 
30 ppm —- 11.355 mg 


Ache sua dosagem ideal, e dose duas vezes por semana em lugar de extremo movimento de água, fique de olho no skimmer ele pode começar a babar um pouco a mais.

WhatsApp chat